floquinhos

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

It's Halloween!...


A face horrenda escavada em abóbora, simbolo da Festa de Halloween, teve sua origem em uma lenda irlandesa. Diz essa lenda que havia um homem, Jack Stingy, apelidado "Jack Miserável", um bêbado inveterado muito brincalhão, que um dia convidou o Diabo para beber com ele, mas muito sovina e não querendo pagar as bebidas, convenceu o Demo a se transformar em uma moeda de prata para que pudesse, com ela, pagar sua bebida. Com muita astúcia, Jack colocou a moeda (ou o demônio) em seu bolso, ao lado de uma cruz de prata, impedindo assim que o diabo voltasse a sua forma original, só o soltando sob a condição de que, por um ano, não seria incomodado por ele e que, após sua morte não teria sua alma reinvidicada pelo senhor do mal.
No ano seguinte, mais uma vez Jack aprontou com o Diabo, induzindo-o a subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta e, enquanto ele lá estava, cercou a árvore com crucifixos para que o mesmo não pudesse descer. Indignado por ter sido enganado uma segunda vez, o Diabo exigiu sua libertação, mas Jack, mais uma vez, fez uma exigência para concedê-la: que sua alma nunca fosse tomada pelo demônio. O aprisionado concordou e foi libertado.
Morrendo pouco depois, Jack tentou entrar no Céu, sendo impedido por Deus de fazê-lo, diante da vida miserável e maléfica  que vivera. Muito triste, Jack desceu aos portões do inferno, buscando entrar no submundo, o que foi impedido de fazer também, já que o Diabo, conforme o combinado com ele, não poderia tomar sua alma, condenando-o assim a vagar pela eternidade entre o bem e o mal, alma penada, assombrando as pessoas. carregando apenas uma lanterna do Diabo para iluminar seus caminhos pela escuridão. Daí os irlandeses darem a essa figura fantasmagórica o nome de "Jack O'Lantern" (Jack Lanterna).


Os irlandeses e escoceses fizeram suas versões da lanterna do Jack esculpindo rostos assustadores em batatas ou nabos, que colocavam perto das janelas ou portas de suas casas, na noite das bruxas, para espantarem Jack e outros errantes espíritos do mal, já os ingleses as escavavam em grandes beterrabas. Imigrantes desses países trouxeram para os Estados Unidos essa tradição, usando para a confecção das lanternas a abóbora, fruta nativa da região, tornando a figura de Jack O'Lantern, uma das principais marcas do Halloween.


HAPPY HALLOWEEN!!!

9 comentários:

Pitanga Doce disse...

HAPPY tudo, para ti e os kids, Dulce! E xô, Jack! hehe

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Pitanga Doce

Xô... Xô... Xôôô... rs...

Obrigada, Pitanguinha.
Beijos

Elvira Carvalho disse...

Sabia que o Hallowene tinha origem numa lenda irlandesa, mas não conhecia a lenda. Obrigada por a partilhar.
Um abraço e feliz Hallowene

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Elvira Carvalho

Na verdade, esta é apenas parte das lendas que cercam o Halloween. Mas é bem interessante, não é mesmo?

Beijos, obrigada e um bom dia

Graça Pereira disse...

Interessante a história do Jack que não conhecia...gosto de saber estas histórias que estão na base das tradições que se vivem durante o ano!
Beijo amigo
Graça

Paloma disse...

DULCE, de forma contrastante, as bruxas lembram as histórias infantis, que mencionam as fadas.

Beijos

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Graça Pereira

Essas lendas são mesmo interessante e o Hallowwen é cercado de lendas.

Beijos, obrigada e um bom dia

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Paloma

Sem dúvida. Fadas e Bruxas povoam o imaginário infaltil...

Beijos e um bom dia para você.

Anônimo disse...

Oi D. Dulce!
Adorei a lenda do Jack Lanterna!
Estou aguardando as fotos da festa!
Beijos
Maria Antonieta.