floquinhos

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Instrumentos Musicais Através do Tempo



Continuando com nossa visita ao Museum of Fine Arts of Boston, vamos passar pela galeria dos instrumentos musicais, onde encontramos peças raríssimas que nos mostram um pouco da história da música.


A coleção abriga instrumentos de todo o mundo, desde os tempos mais antigos até o final do Século XX, e é composta por mais de mil e cem peças, sendo considerada uma das melhores coleções de instrumentos musicais dos Estados Unidos.


Passou a fazer parte do Museu em 1917, quando da doação. feita por William Lindsay, de 560 instrumentos da coleção particular  do renomado musico e colecionador inglês  Francis W. Galpin,


Formada por valiosos instrumentos europeus, chineses, japoneses, africanos, assim como do Oriente Medio e mesmo instrumentos Nativos, citando como  exemplo, os americanos.


Conta ainda com uma grande coleção de flautas e ocarinas pré colombianas e de teclados,  uma orquestra “gamelan” javanesa de 1840, completa, e um conjunto de instrumentos tailandeses e birmaneses impressionante.


Abriga ainda instrumentos fabricados nos Estado Unidos, com destaque para os de New England e, mais recentemente, incorporou a sua coleção inúmeras guitarras, incluindo exemplares raros pertencentes aos séculos dezessete e dezoito.

Para saber mais visite o site:  << http://www.mfa.org/collections/musical-instruments >>

8 comentários:

Calu Barros disse...

Essas preciosidades da história que contam na sua existência sobre a habilidade de artesãos e músicos antigos, nos leva numa viagem maravilhosa a cada vitrine.
A visita ao museu está sendo altamente interessante, Dulce.
Bjinhos,
Calu

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Calu

O que eu gosto, por aqui, é ver o número de crianças que frequenta museus. Alem da presença de grupos de alunos, ciceroneados por professores e monitores, há sempre muitos pais e mães acompanhando seus filhos pelos corredores e galerias, ensinando-os o valor do conhecimento.

Obrigada. Beijos e uma boa tarde.

Anônimo disse...

Sabe,Dulce,ao olhar estes instrumentos ñ vejo só a beleza deles.Pensam nas pessoas que os tocaram,em cada Vida...E vou por aí
fora...
Beijo.
isa.

Paloma disse...

DULCE, instrumentos exóticos e interessantes. Esses passeios por Museus, deviam fazer parte do ensinamento, para as crianças.

Beijos

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Isa
Mas eu também sou assim, minha amiga... Cada sala, cada escultura ou tela, cada objeto, em cada museu, sempre acaba por me causar essa sensação de querer saber quem a manuseou, tocou, criou...
Beijos

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Paloma

Por aqui visitas a museus, exposições, mostras, fazem parte do ensinamento escolar. Você ficaria encantada ao ver o numero de crianças que visitam os museus, ou em excursões escolares monitorizadas, ou em companhia de seus pais...

Beijos

Marcinha Artes disse...

Dulce, estou encantada com seu blog.Procurando por imagens de flores no google , por um acaso eu o encontrei.Estou começando com o meu blog que também vai postar muitos poemas de nossos consagrados escritores tanto brasileiros quanto estrangeiros, pois o amor pela poesia não tem fronteiras não é mesmo?Adoro ler, e poesia também faz parte da minha leitura.Já estou seguindo o seu blog e espero que você consiga ter um tempinho para visitar o meu. Beijos da Marcinha...Meu blog: http://maartesedecoracao.blogspot.com

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Marcinha Alves

É com prazer que a tenho entre os amigos do Prosa. Seja muito bem vinda. Já passei lá pelo seu espaço, para conhece-la um pouco melhor e achei tudo muito bonito.
Beijos, obrigada e uma linda tarde para você.