floquinhos

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Piaçabuçu - As Margens do "Velho Chico"





Piaçabuçu – No Delta do São Francisco

Volto, hoje, a falar sobre cidades com nomes diferentes ou interessantes que encontro na lista dos visitantes do Prosa, já que ontem recebemos a visita de um morador de uma pequena cidade do sul do Estado de Alagoas, na Região Nordeste deste nosso imenso Brasil

Situada entre a Foz do Rio São Francisco e o Oceano Atlântico, lá está ela, toda linda com suas praias de dunas, com seus barcos  prontos para fazer a travessia do “Velho Chico”, em sua foz entrecortada de ilhas, levando turistas... Lá está Piaçabuçu, conhecida como a Capital Alagoana das Palmeiras,  com uma população de (aproximadamente) dez mil habitantes, cujo nome, de origem indígena, é uma corruptela de pe-haçab-uçu, que significa, segundo os especialistas da língua tupi-guarani, “passagem geral do caminho”.
De colonização portuguesa, seus habitantes trazem, no entanto,  traços dos povos que a formaram e ali viveram , sendo uma mescla de índios, africanos e europeus.
Sua principal renda provém da atividade primária, com o coco, o arroz, a cana de açúcar e a pesca, sendo um importante polo pesqueiro e é em Piaçabuçu que encontramos  o maior banco de camarões do nordeste brasileiro.. 
Um dos maiores atrativos turísticos de Alagoas fica em Piaçabuçu, no Delta  Rio São Francisco,  cenário de indescritível beleza quando suas águas se encontram com o mar., com dunas de areias claríssimas e várias lagoas de águas mornas.






Foi muito prazeiroso poder levar os leitores do Prosa por um passeio, em rápidas pinceladas,   a mais uma cidade que nos deu o prazer  de chegar ao Prosa.

6 comentários:

Paloma disse...

DULCE, esse tipo de vegetação iden-
tifica as praias de Alagoas.
Continue nos mostrando essas cidade
zinhas interessantes. Adoro conhe-
cer.

Beijos

jurisdrops disse...

Dulce:
Quanta riqueza de paisagem neste nosso Brasil. Foi uma delícia fazer essa viagem com você.
Beijos

Beth/Lilás disse...

Que interessante, nunca ouvi falar de tal lugar e foi ótimo um visitante internauta aparecer por aqui, pois assim pudemos passear na cidade dele, que pelo jeito, anda bem avançada na área tecnológica, a internet já está por lá.
Seria melhor ainda se ele deixasse um comentário, né mesmo amiga?
beijinhos cariocas

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Paloma

Você nem imagina os lugares que ando descobrindo...
Beijos e um bom domingo

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Maria Teresa

Pois é... São tantas diferentes cidades, culturas, gente, tudo formando um so pais. Tem sido muito interessante andar por esses caminhos, ainda que virtualmente.
Beijos e bom domingo.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Beth/Lilás

Seria sim, sem a menor dúvida, mas ele nem sabe que sua presença no Prosa trouxe sua cidade até nós/ Na maioria das vezes essas pessoas caem por acaso no blog e raramente voltam.
A primeira cidade que chamou minha atenção foi "Espera Feliz" e durante o tempo que o texto ficou visivel ele não apareceu mais, porém ontem lá estava Espera Feliz na lista dos visitantes de novo. E quem ficou feliz, fui eu, ainda que ele nem tenha visto a postagem.
Obrigada, beijos e bom domingo para você