floquinhos

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MEUS POETAS DO CORAÇAO - Fernando Pessoa

(clique na imagem para ampliar)

MAR PORTUGUES

(Para meua queridos amigos d'além mar, com carinho)

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

18 comentários:

Pitanga Doce disse...

Dulce, quando li o título, antes mesmo de baixar o cursor, pensei: "Ó mar salgado"!

Todos se atêm mais à:
"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena".

Mas o que me marca e define é:
"Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor".

Será, Dulce?

beijos de bom dia (aqui choveu toda a noite)

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Pitanga Doce

Mas sem dúvida esse pequeno poema encerra muito mais do que a conhecida frase, Nele estão as lutas e conquistas de um grande povo, a superação de ausências e sofrimentos, enfim, uma saga, uma caminhada pela história da humanidade, de muitas glórias.

Beijos, Mila.

Pitanga Doce disse...

Dulce, quando puderes, procura na Net o cd da Dulce Pontes chamado "Caminhos". Foi gravado em 98 mas, para mim, é o melhor dela. Há letras de Pessoa e a melodia que foi dada ao "Infante" é muito linda. Acredito que no Youtube ou no Mixpod, tenha.

Quando vieres para São Paulo é mais fácil de o encontrares na Saraiva.

Agulheta disse...

Querida amiga.Deste lado do mar leu uma amiga a poesia,que nunca mais esqueçe porque a mesma é eterna para as duas partes,porque afinal somos um país irmão.
Beijinho fica bem.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Pitanga doce

Obrigada pela dica, Mila. Chegando em SP vo primeiro ver meus CDs e os do meu filho, porque temos alguns dela, depois entro nos sites da Cultura e da Saraiva e compro.
obrigada / beijos

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Agulheta

Mais do que isso, Mila, aqui no Brasil nos referimos a Portugal como a Pátria Mãe...
Obrigada
beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Viva amiga Dulce,

Mais tarde do que o normal a minha visita hoje, estive ocupada com amigos.

Obigada pelo poema de Fernando Pessoa, realmente eu sinto vergonha por termos sido um povo que colonizou, escravizou e explorou outros povos, mas curiosamente não sinto isso quanto ao Brasil.
Há muita afinidade entre nós, somos mesmo povos irmãos.

Veja este de Dulce Pontes e Andrea Bocelli http://www.youtube.com/watch?v=qQaf1_FJriI~-não sei se vai dar para ver, mas eu tento mandar por email.

A Dulce Pontes tem temas magníficos, mas este eu acho particularmente belo.

Beijinho doce,

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Ná, boa tarde

Obrigada pela dica, amiga, vou ver sim. A Pitanga também indicou Dulce Pontes. Tenho CDs dela lá em casa, vou ver direitinho. Gosto muito dela.
Beijos e obrigada.

Anônimo disse...

Obrigado pela lembrança, Dulce. Um beijinho

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Carlos

Não há o que agradecer.
Um beijinho pra você também

Lourdes disse...

Dulce.
Após ler o título do post e ver a imagem, foi logo este poema que me veio à lembrança.
D'aquém mar um grande beijinho.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes

Gosto muito desse poema.
Obrigada, minha amiga.
Beijinhos d'aquem mar para além mar também... risos...

Unknown disse...

Este poema é magnifico... obrigada Dulce!

Beijinhos,
Ana Martins

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Ana

Também o acho magnífico.
Nada a agradecer, Ana.
Obrigada, beijinho para você também.

wallper.lima disse...

Oi Dulce, estou preocupada com vc, pois sumiu, aconteceu alguma coisa?
Sobre sua postagem adoro Fernando Pessoa, é difícil não parar e ler seus poemas.
Bjocas.
Waleria.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Waléria

Está tudo bem, minha amiga, ando por aqui, mas meio perdidinha... rs...
Peço desculpas e prometo estar mais presente.
Fernando Pessoa sempre agrada, não é mesmo>
Obrigada e uma boa noite para você.
Beijos

Elvira Carvalho disse...

O mestre, cantando o mar, de uma maneira sublime...
Um abraço

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Elvira

disse-o bem! Sublime, inigualável
beijos