floquinhos

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Interior com ares de Capital


(clicar na imagem para ampliar)

Campinas é uma cidade do interior, com ares de capital. Distante cem quilômetros de São Paulo, moderna, agitada, uma delícia de lugar.
Sempre tive laços a me prenderem por aqui. Foi para cá que meus avós vieram quando imigraram de Portugal, aqui meu pai cresceu e viveu até seus vinte e dois anos. Minha mãe veio para cá aos dezessete e aqui viveu até seu casamento, aos vinte e um anos.
Meus avós maternos tinham um sitio nas cercanias da cidade e era aonde, em criança, vinha passar minhas férias . Já adolescente, mesmo meus avós tendo ido morar em São Paulo, costumávamos passar alguns dias por ano no sitio de uns primos de meu pai, bem perto daqui e esses foram tempos maravilhosos, entre pessoas lindas, acolhedoras, e desse tempo tenho lembranças incríveis..
Lembro-me sempre com muita saudade dos Bosco, dos Gouvêa., primos muito queridos,... Do tempo em que o hoje Bairro do Matão era zona rural e ainda pertencia a Campinas – hoje pertence a cidade de Sumaré e de rural não tem mais nada,,, Região de sítios e granjas, era meu mundo encantado. Uma região que vi ir mudando, passo a passo, ir se transformando, ganhando ares de cidade. Naqueles tempos, a eletricidade ainda nem tinha chegado por lá, a noite era iluminada por lampiões e lamparinas, mas eram noites mágicas,...
Venho sempre a Campinas para estar com meu filho, minha nora e meu neto, que moram aqui há mais de dez anos. Minha nora nasceu aqui e, depois de morarem em São Paulo por muitos anos, ela e meu filho, decidiram aqui morar, buscando uma qualidade de vida melhor,
Assim, com todos esses laços a me prenderem a esta cidade, nem poderia ser diferente. Aqui fiz amigos que sempre que chego me acolhem com alegria e aqui sinto-me em casa...

E é desta acolhedora cidade que vou, durante toda esta semana, falar com vocês, amigos leitores deste blog. E é do condomínio aonde meu filho mora, a foto que ilustra esta postagem de hoje. Muito verde, pássaros cantando, sossego, céu azul, temperatura amena... Melhor do que isso? Impossível...

Campinas, no dia onze de maio do ano de dois mil e dois.

8 comentários:

Anônimo disse...

Bom Dia,para si,minha querida.
Gostou das flores? Se quiser pode levar para o seu blog.
Engraçado sermos ambas filhas de Madeirenses!
Que saudade dele!
Beijo.
isa.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Bom dia, Isa

Mais do que gostei... Adorei e vou sim, já que mas ofertou, traze-las para adornar o meu blog. Muito Obrigada!...
Mas que pessoas lindas são os madeirenses... Toda minha familia, por parte de meu pai, era assim, alegre, descontraida, em paz com a vida e com eles aprendi a enfrentar o que viesse pela frente em meus caminhos, sempre com coragem e a manter sempre na alma a alegria de viver.

beijo

Osvaldo disse...

Oi Dulce;

Lindo, também a Dulce nos traz lindas flores...

Campinas, fui alguma vezes, mas a primeira vez, recordo, foi no inicio dos anos 70 para ver um jogo do Vasco X Ponte Preta e mais tarde, encontrava-me na cidade e assisti a um São Paulo X Guarani.

Tinha uns amigos que moravam perto da av° Marechal Carmona.

bjs, Dulce
Osvaldo

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Osvaldo,

Conhece tão bem o Brasil, meu amigo!
Ainda no outro dia li seu comentário para uma postagem do Ney, lá no Chega-junto, que falava sobre as Cidades Históricas de Minas que conhecia. Tenho para mim que meu amigo Osvaldo é um homem do mundo... Isso é bom demais.
beijos

ney disse...

Dulce,
Como já comentei com você em outras oportunidades, durante os meus 5 anos em SAMPA estive muitas vezes em Campinas, adorava passear por ai. Realmente uma linda cidade, acho que a mais rica do país, mas que ainda conserva belezas naturais, lindas praças, jardins, bosque e parques. Aproveite! bjs/ney.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Ney,

Lembro sim, e sei bem do apreço que tem por esta cidade. E concordo com você quando diz que é uma cidade linda. Gosto muito daqui.
bjs.

Anônimo disse...

Familiares aí do Brasil me falam muito de Campinas. Apesar de conhecer muito Brasil, não conheço essa cidade. Ficou o registo.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Carlos,

é uma linda cidade, moderna, acolhedora. Acho que se um dia vier visita-la, vai gostar.