floquinhos

domingo, 1 de fevereiro de 2009

MOMENTOS PRECIOSOS NO CAMINHAR PELA VIDA...

Meu filho e minha neta

Numa postagem anterior, fazendo referência a passagem do tempo, sugeri algumas possíveis vantagens que o envelhecer nos proporciona, claro com certa reserva... Mas há coisas que só acontecem com o passar do tempo e que dão todo o sentido a nossa caminhada: Nossos filhos.
Ve-los crescer, abrir suas asas para o mundo, ganhar a liberdade de gerir suas próprias vidas, formarem suas próprias famílias e, com eles, acompanhar o crescimento dos netos, que por sua vez vão abrindo suas asas para o mundo também, numa continuidade de vida da qual fomos como que um elo de corrente..
Pois minha neta, a Bia (Ana Beatriz) acaba de me mandar as fotos de sua formatura, a qual lamentei não poder comparecer por estar ainda fora do Brasil e olhando aquelas fotos todo um trecho de meu caminhar povoou minha mente, e num flash back vejo-me nos corredores da Pro Mater Paulista, olhos cravados numa das portas a espera de ver meu filho surgir com a noticia de que a menina havia nascido e quando ele finalmente apareceu, olhos marejados pelas lágrimas doces da alegria de ver nascer sua primeira filha, experimentei uma das mais gratas emoções de minha vida.
Carrega-la nos braços por primeira vez, leva-la a pia batismal para os primeiros sacramentos, com o doce orgulho de ser sua madrinha, acompanhar seus primeiros passos, ouvi-la dizer vovó por primeira vez, a primeira escola, as primeiras letras, a passagem para a adolescência e, como que de repente, perceber que a menina ficara para trás e que tinha diante de mim a moça, desabrochando a mulher... Ah, o tempo passa tão depressa que nem percebemos essas mudanças acontecendo, mas, comovida, vejo-a ali naquelas fotos, abraçada ao pai – mais uma vez nos olhos dele a ternura e o orgulho de te-la como filha, estampados em seu rosto...
Minha menininha, única neta, tenho outros cinco netos, mas ela reina absoluta como princesa entre os varões (rs), prepara-se agora, aos dezessete anos, para a faculdade. Revejo meu filho por essa época, cheio de sonhos, o mundo lhe pertencia, preparando-se para a Faculdade de Medicina, todo um período de dedicação e esforço, compensados depois por uma carreira que o tornou um homem coerente, um medico dedicado e competente, pai amoroso, filho amigo, protetor, cheio de cuidados para com todos nós...
E bendigo, do fundo de minha alma, poder ter feito toda essa caminhada pelo tempo, caminhada que me proporciona colher como doces frutos da árvore da vida, momentos de alegria como este...

Dulce Costa
São Paulo, no amanhecer do primeiro dia de fevereiro de 2009

Nenhum comentário: