floquinhos

sábado, 20 de dezembro de 2008

UM POUCO DA HISTORIA DE PAPAI NOEL


A lenda do Papai Noel surgiu inspirada em São Nicolau, um bispo nascido na Anatólia, no sudoeste da Ásia, aonde hoje é a Turquia. Conta a história que ele nasceu no ano de 350 e bem cedo tornou-se bispo. Canonizado pela igreja católica, foi escolhido como santo patrono da Rússia e da Grécia e é o padroeiro dos marinheiros e das crianças.
Segundo a lenda, ele costumava deixar saquinhos com moedas ao lado das chaminés das casas pobres que visitava, vindo talvez dai a tradição dos presentes deixados por ele na noite de Natal.

Foi na Alemanha que se deu a transição de São Nicolau para Papai Noel, por ação das igrejas protestantes, tornando assim sua imagem definitivamente associada as festividades do Natal e as costumeiras trocas de presentes, inicialmente no dia 6 de dezembro, Dia de São Nicolau. E dai espalhou-lhe pelo mundo.

Em 1822, no poema “A visit from St. Nicholas”, Clement Moore retrata um Papai Noel passeando num trenó puxado por renas, meio de transporte que era utilizado na Escandinávia por essa época. E essa imagem permanece até hoje.
Até o final do século XIX, Papai Noel era represetado com barbas mais longas e vestido com uma roupa de inverno, na cor marrom. Numa campanha publicitária da Coca-Cola, em 1881, ele aparecia com uma roupa, tambem de inverno, vermelha e branca (as cores do refrigerante) e o gorro vermelho, com pompom branco, na cabeça. A campanha publicitária fez um enorme sucesso, lancando a nova imagem do Papai Noel para todo o mundo. Essa mesma imagem que povoa os sonhos de nossas crianças, fazendo do Natal um mundo encantado de magia e beleza.


Como é conhecido o Papai Noel nos outros paises:

Alemanha – Kriss Kringle (a Criança do Cristo)

França – Pere Noel

Estados Unidos e Canadá - Santa Claus

Itália – Befana ou Babbo Natal

Inglaterra – Father Christmas
Costa Rica, Colômbia e partes do México – El Nino Jesus

Rússia - Grandfather Frost or Baboushka
Portugal – Pai Natal

Nenhum comentário: