floquinhos

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

PRESEPIO - TRADIÇAO DE NATAL

(Presépio carinhosamente montado por minha nora, Maria Antonieta, a cada Natal)

Entre as tradições de Natal, o presépio e, sem dúvida, a mais antiga e para muitos, o Natal sem um presépio não está completo. Muitas famílias mantém essa tradição passada de pais para filhos e as peças que os compõem, por vezes, atravessam gerações.
Não significando apenas a Sagrada Família, mas toda a Natividade, são montados cenários diferentes de acordo com cada família, cada igreja, cada região, cada cultura, dando a cada presépio características próprias.

A Natividade era festejada desde o Século III, por cristãos peregrinos que visitavam a gruta de Belém, mas a criação do primeiro presépio é atribuída a São Francisco de Assis quando, em 1223, montou em uma gruta da floresta na região de Greccio, Itália, a encenação do nascimento de Jesus. Os fiéis foram convidados para a missa e ao chegarem à gruta encontraram a cena do nascimento do Menino-Deus, vivenciada por pastores e animais. Com a morte de São Francisco, dois anos depois, a representação continuou sendo mantida pelos Frades Franciscanos, e foi a partir de então que as imagens passaram a ser utilizadas.
No Brasil, deve-se a José de Anchieta a primeira apresentação de um presépio, feita aos índios e aos colonos portugueses, no ano de 1552.

Um texto bastante interessante e bem mais completo pode ser encontrado no link abaixo. (Recomendo)


Um comentário:

Anônimo disse...

Hiya very cool website!! Man .. Beautiful .. Wonderful .
. I'll bookmark your website and take the feeds additionally? I am satisfied to seek out a lot of useful info here within the submit, we need work out extra techniques on this regard, thanks for sharing. . . . . .

My page: elektroniczny papieros